ES: Ponto de ônibus sustentável vai gerar energia para carregar celular e terá até plantas para deixar ambiente fresco

O novo ponto de ônibus em frente à Rodoviária de Vitória, na Ilha do Príncipe, é mais do que apenas uma parada para sobe e desce de passageiros. O local ganhou uma estrutura diferente que é capaz de gerar energia elétrica, recarregar celulares e pode até mesmo ajudar a refrescar um pouco o ambiente em dias mais quentes.
Considerado um protótipo, o ponto de ônibus sustentável gera energia limpa por meio de uma turbina eólica e placas fotovoltaicas instaladas na cobertura do abrigo, que captam a energia do sol. A instalação da primeira estrutura, que ainda está em fase de testes, foi realizada na última semana.
A arquiteta responsável por desenhar o projeto, Júlia Mattiello, explicou que a ideia era fazer as melhorias aproveitando a estrutura que já existia.
“A gente conseguiria economizar e mostrar que é possível estar colocando em todos os abrigos. E com isso mostrar que a gente não precisa fazer uma grande interferência para que a gente consiga alcançar os resultados que a gente precisa”, disse.
O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e implementado pela startup Endelevo, que venceu uma licitação para desenvolver iniciativas de impacto socioambiental no estado.
O evento de inauguração contou com a participação de crianças escolares no processo de plantio da vegetação.
“É um presente para a comunidade. Então, é essencial o envolvimento da comunidade também no cuidado. Inclusive, no plantio, nós envolvemos os alunos da Escola Moacyr Avidos para participarem e entenderem que a rua é a extensão da nossa casa”, afirmou o responsável pelo projeto, João Vitor Valdo Freire.
*Com colaboração de Enzo Teixeira, aluno do 26º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta.
Deixe um comentário