O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira, 13, alerta de chuva intensa para 122 cidades baianas. Com aumento da quantidade de nuvens, está previsto para os próximos dias, ocorrências de chuvas na região norte, nordeste e litoral norte da Bahia. Em Salvador, a previsão para esta quinta-feira, 14, é de muitas nuvens com chuva a qualquer hora.
Segundo a meteorologista do Inmet, Cláudia Valéria essa condição mais chuvosa, ocorre devido à interação da Zona de Convergência Intertropical, que se trata de um acumulado de nuvens que atua como o principal sistema meteorológico, provocando chuvas no Norte e do Nordeste, associadas a algumas áreas de instabilidade e temperaturas mais elevadas.
A especialista explicou que este tipo de fenômeno é comum neste período do ano: “Essas ocorrências de chuvas são comuns a partir de agora, mas principalmente nos meses de abril, maio e junho no setor leste da Bahia, inclusive na capital. Este é o período chuvoso, onde nós temos os maiores volumes mensais do ano e também aquelas chuvas mais intensas em poucas horas, acontecendo em Salvador. Então, considerado conhecido como nosso período chuvoso aqui de Salvador, região metropolitana, parte do recôncavo baiano”, destacou.
A previsão é de que chova entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Fone: Atarde/Luiz Lasserre
Deixe um comentário